quarta-feira, 29 de julho de 2009

Eu nasci há 10 mil anos atrás!

Hoje eu estava correndo pela praia e sem querer fitei meu olhar à leste, quase em seu horizonte[aproximadamente 19:00].
.
.
Vi uma estrela bem vermelha!
.
.
Em uma primeira impressão, pensei em se tratar de Marte(o planeta vermelho) porém, nesta época, Marte não está no céu!
.
.
Certeza tinha eu de que observava um planeta, visto que teu brilho era contínuo![Estrelas cintilam como diamantes]
É claro, pensei....é Júpiter...o único visível naquele horário.
.
.
Provavelmente pela sua posição, os raios incidentes sofreram refração e o brilhar ficou "avermelhado".
.
.
Bacana, disse baixinho!!!
Parei a corrida, desliguei o MP4, sentei na areia e pensei.
.
.
Eu deveria ter nascido em outra época.
Daí, desejei voltar há 10 mil anos atrás.
Eu olharia para o céu sem poluição luminosa, sonora ou visível.
Teria-o todo para mim.
Todas as estrelas, todas as nebulosas, todo o brilho da lua, todo o trajeto da Via Láctea.
Eu poderia contá-las, inventar desenhos, nomeá-las, chamá-las, gritá-las...
Mesmo não sabendo do que se tratava, só o fato de descobrí-las já seria o suficiente.
.
.
- Mas o céu é e será sempre o mesmo, haveria um momento que você cansaria de tanto brilhar!!!
.
Não, não cansaria...
.
São milhões e milhões de estrelas visíveis e se, em algum momento, eu decorasse cada posição destas, me sobrariam os planetas que mudam constantemente o seu caminhar.

3 comentários:

  1. Em outra época haveria outros problemas.. Acho que está ótimo assim, só devemos aproveitar o que o mundo nos oferece. Caminhar, sentar na areia e ficar olhando para o céu, é uma ótima ideia. =)

    ResponderExcluir
  2. "PEQUENO PRÍNCIPE
    Ah! Estrelas?

    CONTADOR
    Isso mesmo. Estrelas.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    E que fazes tu de quinhentos milhões de estrelas?

    CONTADOR
    Quinhentos e um milhões, seiscentos e vinte e duas mil, setecentos e trinta e uma. Eu sou um sujeito sério. Gosto de exatidão.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Que fazes tu dessas estrelas?

    CONTADOR
    Que faço delas?

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Sim.

    CONTADOR
    Nada. Eu as possuo.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Tu possuis as estrelas?

    CONTADOR
    Sim.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Mas eu já vi um rei que...

    CONTADOR
    Os reis não possue. Eles "reinam" sobre. É muito diferente.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    E de que te serve possuir as estrelas?

    CONTADOR
    Serve-me para ser rico.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    E para que te serve ser rico?

    CONTADOR
    Para comprar outras estrelas, se alguém achar.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Como pode a gente possuir as estrelas?

    CONTADOR
    De quem são elas?

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Eu não sei. De ninguém.

    CONTADOR
    Logo são minhas, porque pensei primeiro.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Basta isso?

    CONTADOR
    Sem dúvida. Quando achas um diamente que não é de ninguém, ele é teu. Quando achas uma ilha que não é de ninguém, ela é tua. Quando tenms uma idéia primeiro, tu a fazes registrar: ela é tua. E quanto a mim, eu possuo as estrelas, pois ninguém antes de mim teve a idéia de as possuir.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Isso é verade. E que fazes tu com elas?

    CONTADOR
    Eu as administro. Eu as conto e reconto. É difícil. Mas eu sou um homem sério!

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Eu, se possuo um lenço, posso colocá-lo em torno do meu pescoço e levá-lo comigo. Se possuo uma flor, posso colher a flor e levá-la comigo. Mas tu não podes colher as estrelas.

    CONTADOR
    Não. Mas eu posso colocá-las no banco.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Que quer dizer isto?

    CONTADOR
    Isso quer dizer que eu escrevo num papelzinho o número das minhas estrelas. Depois tranco o papel à chave numa gaveta.

    PEQUENO PRÍNCIPE
    Só isso?

    CONTADOR
    E basta... "

    ResponderExcluir