sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de Maio de 1994[1]

Assim como a maioria dos meninos que assistia/assiste à Fórmula 1, fui ensinado pelo meu pai.
Era ele quem me acordava às altas da madrugada para acompanhá-lo em mais um GP do Japão(sempre os GPs que decidiam a temporada), era ele quem organizava o churrasco nos domingos pela manhã, levava a TV para o terraço...
enfim, todo o meu começo como amante de F1 foi "induzido" por ele...
Foi ele que um dia me acordou e falou "Olha aquele carro preto ali, filho!"
Esse carro era a Lotus (John Player Special) dos anos 85/86 do jovem piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva.(Engraçado que, no mesmo grid tínhamos um bi campeão(Nelson Piquet), mas o meu pai não fazia questão de sequer mencioná-lo).
Então, movido pelo amor de meu pai, comecei a admirar este novo piloto. Rapaz arrojado, brigador, meio inconsequente, mas que, no fundo, só queria saber de uma coisa. GANHAR!
Porém, com a falta de confiabilidade de sua Lotus, Senna só conseguiu disputar o título em 1987(Essa, Lotus era amarela), ano o qual, o outro brasileiro, Nelson Piquet levara o título.
Em 1988, eu com meus 6 anos completados, lembro que Senna assinou contrato com a tão poderosa McLaren (Equipada naquela época com motores Honda).
Agora, Senna tinha em mãos um ótimo carro, porém contra ele, um ótimo concorrente. Alain Prost!
O francês, Bi campeão Mundial, tido como muitos como "professor", seria o maior obstáculo contra Senna, tão maior quanto a adaptação ao novo carro.
Passada a temporada de 1988, Senna se sagra o terceiro brasileiro campeão do Mundo.
Uma festa no Brasil, com direito a bandeira estendida pelo piloto (Ato iniciado em 1986, quando Senna venceu um GP e, devido à derrota do Brasil na copa do Mundo para a França, resolveu nos presentear...(...) Disso eu não me lembro ;))
Que ótimo, dizia eu!
O piloto que escolhi para torcer, agora é campeão. Nada melhor, né?!
Em 1989 a temporada foi mais difícil. Senna errou demais mas, mesmo assim, chegou ao Japão com chances de ser campeão.
Daí, ocorreu a fatídica batida! Prost, ao ser ultrapassado, joga o carro em cima de Senna(Episódio motivado por um não cumprimento de regra de Senna contra Prost, em Ímola) e os dois saem da Pista.
Senna, auxiliado pelos fiscais, retorna, ganha, se sagra campeão, mas, o chefão Francês em ocasião Balestre(presidente da FISA, atual FIA) puni Ayrton.
Prost era tri!!!
No ano seguinte, no mesmo GP do Japão, ocorre o contrário. Senna(McLaren) e Prost(Ferrari) se engalfinham na primeira curva da corrida e saem(Acidente motivado por Senna, de propósito ou não).
Senna é Bi!
Em 1991, Senna, arrasador confirma seu tri campeonato em cima do Leão, Nigel Mansell.
Em 1992, a Williams monta um carro de outro mundo, com diversos artefatos eletrônicos, o que faz o Leão inglês(Mansell) conseguir o seu primeiro título.
1993 Prost retorna às pistas para pilotar a Williams voadora e Senna, com a melhor temporada dele, não consegue deter o ímpeto do Francês. Prost é Tetra campeão!
.
.
No fim do ano de 1993, Senna sabia que sua McLaren não faria frente à Williams. Portanto, aproveitando a "nova" aposentadoria de Prost, Senna assina com a Williams.
Senna teria em 1994 o melhor carro de 1993, porém a FIA, para tornar o campeonato mais competitivo, restringe a utilização de eletrônicos, fazendo com que os carros da Williams ficassem muito instáveis.
1994, primeira corrida(Brasil), Senna roda sozinho.
1994, segunda corrida Senna tem problemas.
1994, terceira corrida, Ímola(GP de San Marino).
O Alemão Michael Schumacher havia ganho as duas corridas inicias. Isso tornava-o o grande favorito à temporada de 94.
Senna então, resolve andar tudo que sabia em Ímola.
Nos treinos livres já se notava como o piloto estava motivado.
Então, nessa mesma sexta, Rubens Barrichello sofre um grave acidente. Ele não correu no fim de semana devido a tal.
No sábado, o austríaco, Roland, sofre outro acidente, desta vez mortal. Senna chora! Os pilotos não querem correr, reclamam da temperatura do Pneu (...).
Senna ameaça não correr.
Frank Williams se desespera! Pergunta ao amigo de Senna, Galvão Bueno, e este confirma:
- Ele correrá e lutará insanamente pela vitória!

Um comentário: