quinta-feira, 19 de março de 2009

Meu pai um dia me falou.........

"Não tenha medo dos mortos meu filho, tenha medo dos vivos"

Quando eu era criança, morava em uma casa imensa de três andares.
No primeiro andar(andar inicial) ficava a cozinha, a copa, o local onde mamãe lavava roupa e a sala. Uma sala imensa e muito bonita.
No segundo andar ficava meu quarto, o quarto de minha irmã e o quarto dos meus pais.
No terceiro e último ficava o terraço!

Era assustador, para mim, subir cedo(às 8) e tentar dormir sozinho. O quarto era escuro e as sombras formavam imagens assutadoras(tudo é assustador à mente de um menino).

Um dia, criei uma coragem imensa e fui conversar com meu Pai sobre meus medos.
Meu pai, um católico fervoroso me disse, em alto e bom som.

"Não tenha medo dos mortos meu filho, tenha medo dos vivos"

Eu com minha tenra idade(8 ou 7 anos) imaginando que meu pai diria "Deus irá te proteger" ou "na bíblia não há citações de almas ou fantasmas", enfim...vem meu pai com seu realismo!

O tempo passou, eu cresci, e, mais pelo meu ceticismo, essa histório ade alma penada nunca mais passou pela minha cabeça, mas a frase "tenha medo dos vivos" ficou intacta, como um diamante em meu cérebro.

Mas eu ainda acho Pai, que os Vivos mais TÊM do que CAUSAM medo.

O medo da solidão.
O medo da má interpretação.
O medo da saudade.
O medo do amor
O medo de si mesmo!!!!!!!

E, com o passar dos anos, eu aprendi que, ter medo é essencial à sobrevivência.
Pois, ao ser temeroso, eu penso todos os meus passos. E, ao controlá-los, eu evito os excessos.

A única coisa que eu não gosto é o medo do incontrolável. Esse medo sim, é totalmente prejudicial.

O medo da bala perdida.
O medo do Assalto.
O medo do sequestro.
O medo do estupro.
O medo do Assassinato sem causa.

Esse medo incontrolável eu não sei explicar, pois ele depende de um outro ser, o ser DESUMANO. Esse sim Pai, esse sim me CAUSA um medo imenso.
E nós, Humanos, demasiados Humanos, não sabemos onde isso irá parar!

Sem rumo e sem norte, não temos o que fazer SENÃO ter MEDO.

E o medo que antes estava a favor da sobrevivência, agora é a própria SOBREVIVÊNCIA.

Comemoremos então, ao tão sonhado dia em que, todos, por medo, seremos tão pequenos, mas tão pequenos, que assim seremos irrelevantes.
De certa forma será bom, poderemos viver numa bolha da proteção.

É isso que a violência tem feito conosco.


TRANSFORMADO OS NOSSOS MEDOS!

Um comentário:

  1. Olha, pra ser bem sinsera, eu tneho muito medo! De tudo. Você tme razão ao dizer que o medo é o melhor motivo para não exagerarmos, principalmente eu como piãozona! auhsuahs modo de medo de corrente elétrica xp

    ahsuuhauhsuhahusuhauhsuhhuahushuahus

    ResponderExcluir