domingo, 15 de março de 2009

Ao acaso, por acaso e pelo acaso.

"o acaso a se esconder e agora o amanhã, cadê?!"

ACASO:
do Lat. a casu
s. m.,
sucesso imprevisto;
eventualidade;
(no pl. ) riscos, perigos;
adv.,
talvez;
casualmente.
loc. adv.,
ao —: à aventura, sem reflexão;
por —: fortuitamente.
DESTINO
s. m.,
concatenamento supostamente necessário de factos e suas causas;
fim pré-determinado que orienta as acções e os acontecimentos na vida dos homens;
fatalidade;
sina, sorte;
futuro, porvir;
fim, aplicação a que se destina alguma coisa;
lugar onde alguém se dirige ou onde se manda ou se deve entregar alguma coisa;
direcção, rumo;
propósito, tenção


Destino, acaso, sorte, azar,(......)

Por definição estou preso ao meu destino?
Como um postulado, minha vida fica armazenada em um imenso HHD (Holy Hard Disk)?
Se sim, isso me possibilita prever e ver meu futuro caso obtivésse acesso à esses dados?

Isso assusta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas não a mim!

Nada disso faz sentido quando se analisa os fatos de que, a cada momento eu vou escolher o que comer, beber, cheirar e olhar. Essa liberdade tão confusa é que me dá o direito de sonhar e poder pensar que eu sempre poderei mudar o rumo das coisas, dos eventos.
E assim, ao alterar a ordem, eu altero os planos.

É inaceitável crer, por meio da fé, que eu sou um projeto bem definido e que todos os meus passos e dias estão contados.

é como se a minha vida não fizesse sentido, pois, que caberia à mim verdadeiramente? Caberia somente viver e deixar que o plano se concretizasse.

Isso é uma grande piada, das boas ainda. A falta de vontade das pessoas acarreta o termo DESTINO.
Quando se argumenta com a razão, percebe-se que, em momento algum o destino se mostrou real.
Crer no destino é ter fé
ter fé é acreditar em algo que não se prova.
Não se provar implica a invalidação dos fatos.
Acreditar por acreditar é ser desonesto.
Não pensar no destino é assumir a desordem do futuro.
e assumir a desordem do futuro é imaginar o ACASO!

O acaso e o destino.

Eu prefiro pensar no acaso à ficar preso ao destino.
E tenho dito.............

2 comentários:

  1. Crer no acaso também é ter fé.
    Acreditar em algo que não se prova, acreditar em si.
    E isto é outra grande piada das boas, já que si, nós, si mesmo e nós mesmos fazemos parte do mesmo mistério, para o qual não há nenhuma prova além de meras variáveis, evidências relativas, FÉ!!!

    Eu prefiro pensar no acaso porque ele é mais bonito, é menos angustiante.
    E tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. eu prefiro esse trecho
    "deixo tudo assim e o a caso é amigo do meu coração"

    =)

    e quem disse qe precisa fazer sentido?

    =**

    ResponderExcluir