sábado, 12 de setembro de 2009

Conto do Sábio Chinês[6]

Um sábio parou em sua jornada, no meio de uma rua densa e escura, e ficou a admirar a lua!
Verificou uma das fases mais sublimes da mesma....
A lua Crescente...
Esta parecia te sorrir e o céu parecia o rosto onde aquele belo sorriso descansava!
.
.
Desejou ser o sorriso da lua e imaginou:
- A lua tem fases, mas são fases duradouras....este sorriso além de devéras bonito, dura bons dias...como eu queria ser feliz assim.....(...)
.
.
Entrementes, uma nuvem branca tal qual cetim enubla o belo sorriso lunar...
Como uma criança ansiosa, conjecturou o sábio...
- Quisera eu ser como essa nuvem...que mesmo composta de pequenas partículas, consegue apagar a beleza tenra da sábia e bela dona da noite....quão simples e eficaz é a nuvem...
.
.
Quase como um lapso, uma chuva cái sobre seu rosto.......a densidade da água o faz não mais perceber as nuvens nem a lua e isso o faz sentir mais desejos...
.
.
- Ahhh água divina que molhas os meus lábios...queria eu ser como tu...bela, fresca, casta e pura.....tuas pequenas gotas, assim como o orvalho, apagam a força da lua e a obscuridade dessas nuvens.......água, água.....me tens como um fiel seguidor...
.
.
A chuva pára e as luzes da rua o cegam......e outros desejos afloram...
- Luz, tu és artificial mas me tens como fã!!! Apesar de tua dualidade, tu és capaz de apagar a lua, sumir com as nuvens, evaporar a água e iluminar meu ser.......
.
.
- Luz, luz....tu que mostra minha sombra e a faz me seguir.....deixa-me ser como tu, clara, retilínea, constante e veloz....
.
.
Quando as luzes se apagam já é quase dia...
Não há mais noite, chuva, lua, nuvens ou céu......
O sábio sente uma tristeza imensa pela solidão dos astros...
.
.
Desce a rua onde encontra teu irmão de aprendizado......o vê sorrir como se tudo de melhor pertencesse ao teu umbigo......e o pergunta:
.
- Irmão, como pode estar feliz após uma noite sombria como essa?!
- Tivêmos a lua, e esta sumiu.....desejei ser a nuvem que a apagou, mas esta foi defenestrada pela chuva.....quando achei que ser a chuva me traria acalento, a luz a apagou....quando pedi para me tornar luz, me vi ao raiar o dia....e então.....tudo se foi.......
- Me diz irmão...por que sorri!!!?!?!?!?
.
.
.
.
- Tenho um sorriso no meu rosto meu caro pois, ao invés de desejar ser algo que não seria.....subi bem alto....
- Tão alto, mas tão alto, mas tão alto, que de lá nada me atrapalhou a sorrir com ela....

2 comentários: