sexta-feira, 12 de junho de 2009

Nossa língua Portuguesa!

"O Dia é dos namorados, mas a noite é dos solteiros"
Li isso em algum lugar.
E, essa frase me fez pensar bastante na complexidade DESNECESSÁRIA da nossa língua.
Quem aqui sabe português?
Quem conhece todas as regras gramaticais?
Quem conhece a classificação das palavras, o momento certo de usar a crase, os porquês, porques, por ques e por quês?
É uma língua que, de tão complexa, torna-se desnecessária, enfadonha e nem um pouco prática.
Exemplificar:
A frase em negrito fala sobre o DIA, ou seja, a medida temporal do calendário romano que serve para delimitar o período de rotação da Terra.
.
.
Hoje, no supermercado, era 16:40 e quando saí, eu disse, BOM DIA.
A moça riu e disse: Boa Tarde, senhor!
Olha a falha na interpretação, eu queria dizer para a moça ter um ótimo dia(dia 12 de junho).
.
.
E as novas regras?
Aboliram o acento diferencial. Agora, almóço, almôço, retôrno, retórno....tudo sumiu.
terei que verificar o contexto.
Putz, o Brasil tem um alto índice de analfabetismo e querem que eles entendam o contexto?
Faça-me o favor gente.
.
.
Nada de praticidade.
Eu gosto da língua prática.
Um exemplo disso é a Língua inglesa.
.
.
Run, day, why, because...
Cada palavra tem um significado, enquanto aqui, uma palavra tem vários significados.
.
.
Eu acho que o idioma deveria ser de conhecimento de todos mas para isso, deveríamos possibilitar a aprendizagem.
.
.
Possibilitar a aprendizagem não significa dar acesso à informação.
Significa, também, facilitar!

2 comentários:

  1. Dias bons mesmo são esses em que a gente passa juntos, rindo de tudo e bebendo como se não houvesse mais cerveja amanhã! haha

    E lá foi vc pentelhar mais um caixa de supermercado? hauaahu

    ResponderExcluir
  2. nem adianta tergiversar...bem que gosta das prolixidades! Afinal, é um leque de possibilidades, ambiguidades, e brincar com a língua é bem legal.
    Não?!
    =]

    ResponderExcluir