sábado, 21 de fevereiro de 2009

Simples assim

Acordei pra ver o cometa Lulin...Que nome sugestivo!
Porra Lulin, cadê você???!!!
Brasília???
Eu vi em alguns software celestes e em algumas comunidades do orkut que sua magnitude seria de 6 ou 8.
Não dá pra ver a olho nú!!!! Sacanagem.

Porém, minha noite valeu a pena!
Ao abrir a janela, me deparei com a constelação de Escorpião! À Leste(Isso era 2:37/aproximadamente uns 17 graus de altitude).
Quando olhei um pouquinho acima e à direita, encontrei duas estrelas de brilho forte e idêntico, o que me fez lembrar da constelação de Gêmeos.
Fucei o Stellarium e descobri que eram as famosas ALFA e BETA da Constelação Centauro (Centauri) - A ALFA é a estrela mais próxima da Terra, depois do SOl ,a aproximadamente 4,2 Anos-Luz de distância.
Para quem não sabe, o nome ALFA significa que a estrela é a mais brilhante da constelação. Essa denominação segue o alfabeto grego, portanto, a BETA centauro(ou centauri) é a segunda mais brilhante.
Após isso, fiquei vagueando pela noite escura e limpa (sem nuvens mas com poluição luminosa - como eu queria um apagão), quando derrepente, eu vi um meteoro!!!!! Uau...quanto tempo não via algo dinâmico no céu. Nem um satélite, nem uma chuva de meteoros, nem um anjo, nem deus...nada nada...
Para acabar a noite e começar o dia com chave de ouro, vejo a Leste, com uma altitude de aproximadamente 14 graus, os planetas Marte, Júpiter e Mercúrio e logo Acima a Lua.

Olha que observação valiosa!!!!

E logo hoje, que o Astro principal era o cometa Lulin. Que sorte a minha!!!!

Agora preciso dormir pois prometi levar a Dudinha(Minha sobrinha) para pedalar...hehe


PS:
É engraçado.
Quando esperamos um evento grandioso, o que nos dá mais prazer são a simplicidade e o que esteve sempre em nossas mãos!

Um comentário: